A nossa Amazônia!

A nossa Amazônia!
Foto: Arnoldo Santos/ Lago do Curuçá/ Rio Solimões/ Município do Careiro

terça-feira, 4 de maio de 2010

ITAPIRANGA, MUITO MAIS DO QUE UMA PEDRA VERMELHA


No último fim de semana, dias 1º e 2 de Maio, mais de cinco mil pessoas viajaram para o município de  Itapiranga (300 Km de Manaus) para  a comemoração dos festejos da aparição de Nossa Senhora na cidade.As aparições da  santa, segundo a crença que se espalhou pela redondeza e extrapolou as divisas do município, começaram 16 anos atrás. O universitário Edson Glauber, hoje com 31, e sua mãe Maria do Carmo, foram os videntes escolhidos. O suposto fenômento passou a atrair milhares de visitantes tanto da capital,Manaus, como de outras cidades, inclusive fora do estado. Gente até da Itália já visitou Itapiranga que hoje virou terra de romarias.
Na manhã de domingo (2/05), foi lançada a pedra fundamental de um santuário em homenagem à nossa senhora.Uma procissão percorreu várias ruas até a frente da cidade que dá para o rio Uatumã. 
Mais do que a participação nas celebrações, alguns fiés que visitam a cidade fazem questão de relatar vários depoimentos de aparicões. Eles falam de chuvas de luzes no céu durante a noite, cheiro de rosas, desenhos da santa em arvóres no local do santuário. A professora  Loudes  Silva  relata que uma vez sonhou com santa lhe dizendo que esta rezando Avé Maria muito rápido,e que teria que rezar como se estivesse cantando. "Foi mágico'', disse a professora chorando.
O  local onde será constrúido o santuário não tem uma medida exata. É um grande campo para onde se tem acesso por um caminho no meio da floresta. Diversos pontos são marcados. É onde, segundo o vidente, a Santa teria parado. Nesses locais, há fontes de onde os fiés bebem água  e se dizem revigorados.

Itapiranga, que na língua tupi significa pedra vermelha, é um local de adoração e e tranquilade. A igreja católicia, oficialmente, não confirma o fenômeno. Mas para os fiéis já vale a paz que o lugar oferece. A pequena cidade situada na margem esquerda do rio Amazonas, entre os rios Uatumã e Urubu, ainda carece de serviços básicos da cidade grande. Mas segue com os seus moradores creditando na santa, Mãe de Deus, mesmo que ela apareça apenas para um simples mortal privilegiado. (Texto e fotos: Frank Cunha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário