A nossa Amazônia!

A nossa Amazônia!
Foto: Arnoldo Santos/ Lago do Curuçá/ Rio Solimões/ Município do Careiro

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Trânsito de Manaus: tá mudando ou não está?


Agente de trânsito, trabalhando, em plena chuva, na Av Constantino
Quem conhece Manaus no seu dia-a-dia, e anda pelas suas ruas, como eu faço diariamente, sabe o que eu vou dizer. Agentes de trânsito já podem ser vistos em vários em horários e locais incomuns nos últimos anos. Até na chuva, eu vi um deles ajudando a organizar os veículos. E a gente sabe o quanto o trânsito de Manaus fica "louco" quando chove.
Como morador do são Jorge e costumaz perambulante da cachoeirinha, centro e Aleixo, já presenciei a ação orientadora de vários deles.
No Boulevard, sábado passado, um agente abordou uma pickup importada que estava em pleno retorno irregular. O agente falou educadamente com o motorista apontando o sinal de proibição. Outra vez, na avenida Brasil, numa situação semelhante. O motorista tentava retornar por onde não devia. O agente foi lá e conversou.
Atitudes como essa já mostram que Manaus pode,sim, ter um trânsito mais humanizado. Essa palavra me chama atenção porque reúne vários conceitos. Educação, gentileza, civilidade, cidadania, paz, bom senso. Tudo leva a um ambiente onde o homem pode ter mais qualidade de convivência entre si.
E olha que não estou fazendo panfletagem política. Essa iniciativa do Manaustrans está muito além da imagem do chefe do executivo. É uma proposta pra cidade inteira, para o cidadão que quer que essas ruas sejam melhores e que sofre por não serem ainda. Quem não apóia fazendo sua parte no trânsito, seja como motorista ou como pedestre é porque é imbecil e gosta de dar tiro no próprio pé.
Portanto, eu digo que apóio, mas com atitudes. Hoje, como eu digo todos os dias, vou tentar não fechar os cruzamentos, vou respeitar a faixa, não vou parar em linha dupla ao deixar filha no colégio, não vou abusar da buzina, vou ser mais educado e menos “cabocão grosso”.
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário