A nossa Amazônia!

A nossa Amazônia!
Foto: Arnoldo Santos/ Lago do Curuçá/ Rio Solimões/ Município do Careiro

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O que falar para futuros jornalistas em uma sala de aula?

O assunto é Ética. Daí que não adianta ficar conjecturando, tentando achar fórmulas, tentando encontrar desculpas, tentando bolar cortinas que incubram o que acontece de verdade dentro das redações. Aluno meu da Faculdade Boas Novas me pergunta: - Professor, o que o senhor tem pra falar sobre ética para quem está começando? Minha resposta, acho até que mecanicamente, foi rápida: - Encontre a sua ética e defenda!
Acho que respondi isso pensando na minha própria caminhada dentro das redações. Hoje, vejo de maneira mais clara, não existir uma ética geral, escrita mesmo, organizada em algum canto. Porque, principalmente, não se debate isso nos meios. Não há uma iniciativa de criar algo mais organizado pra tratar da questão.
Por isso que, olhando para trás, depois de pouco mais de 19 anos de profissão, vejo que tudo o que regeu em minhas atitudes vem diretamente da minha formação moral, familiar, espiritual, acadêmica, o que acabou em formar uma norma geral dentro do meio profissional que escolhi. Se não faço jabá, se não devo nada a ninguém (digo, ninguém) que me comprometa a isenção, é porque tenho valores morais vindos e forjados fora do meio profissional, dentro da família, dentro da escola (salve, Colégio Militar de Manaus!) e também no esporte.
Dessa forma, fico pensando o que falar para meus alunos de Ética Jornalística da Faculdade Boas Novas. Vai virar explanação acadêmica? Ou apenas uma sessão testemunhal? Aceito sugestões...

Um comentário:

  1. Você foi feliz nessa abordagem. É muito dificil dizer qual "Ética" está correta. Cada um tem a sua. Mas para contribuir contigo, meu amigo e professor, seria bom abordar a questão financeira, principalmente para quem já constituiu família.

    Ser ético, dizendo NÃO e tirando o pão da mesa dos seus filhos ou ser Ético dizendo SIM para garantir o leite das crianças ?

    Ser ético e obedecer as ordens do(s) PATRÃO(ões), garantindo assim o emprego ou ser ético se recusando a fazer o que é errado e perdendo o salário no fim do mês ?

    Ser ético e abordar o assunto com a verdade, desagradando o setor comercial da empresa ou ser ético escondendo fatos para poupar os patrocinadores ???

    É nessas situações que normalmente somos obrigados a tomar decisões e que os alunos de jornalismo devem refletir para perceberem que JORNALISMO é mais do que FAMA.

    Aliás, 90% do que se estuda nas faculdades, experimenta-se diferente nas redações.. vale tambem uma boa reflexão sobre isso..
    um abraço !

    Nailson Castro

    ResponderExcluir