A nossa Amazônia!

A nossa Amazônia!
Foto: Arnoldo Santos/ Lago do Curuçá/ Rio Solimões/ Município do Careiro

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dengue no Amazonas segue a linha de recordes históricos


O estado do Amazonas pode estar passando a pior epidemia de dengue dos últimos 12 anos. A estimativa foi confirmada hoje pelo secretário estadual de Saúde, médico Wilson Alecrin. Em entrevista à rádio CBN Manaus, o secretário confirmou que o estado já tem, neste ano, 7 mortes confirmadas pela doença e mais quatro casos fatais sendo investigados com a mesma suspeita. E a perspectiva preocupante deve-se ao fato de que o período de chuvas na região, fator que propicia a proliferação do mosquito transmissor e o conseqüente aumento da transmissão da doença, se prolonga até meados de Abril, o que deve ocasionar mais casos ainda.
Sobre os números da dengue, Alecrin informou que, nesses primeiros quarenta e cinco dias de 2011, já foram notificados no Amazonas 6.491 casos da dengue. Enquanto que, no mesmo período de 2010, foram registrados apenas 663 casos. 
Em Manaus, os maiores hospitais da cidade continuam atendendo uma média de 36% de pacientes acima do normal desde que começou o ano, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde. Em todo o Amazonas, nove municípios (contando com a capital) estão em estado de emergência, decretado pelo governo do estado.
Nessa segunda-feira, foi criado um gabinete de crise, reunindo órgãos governamentais, entidades civis e instituições de pesquisa para organizar as ações e avaliar o que está sendo feito para conter a dengue. “Só tem dengue, onde tem o mosquito. E ele se cria na nossa casa, no nosso trabalho, onde a água esteja propícia. Onde o mosquito tiver mais, mais vamos ter dengue”..., disse Wilson Alecrin.
No Brasil, os últimos vinte anos foram marcados por grandes epidemias de dengue nos anos de 1998, 2002, 2008 e 2010. E é a proximidade desses períodos uma das principais preocupações dos especialistas que trabalham no combate à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário