A nossa Amazônia!

A nossa Amazônia!
Foto: Arnoldo Santos/ Lago do Curuçá/ Rio Solimões/ Município do Careiro

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O filho da "lenda" volta à Amazônia. Pra que?

Recebi este release convidando minha equipe para cobrir o evento. Antes do comentário, veja o que se trata:


"Na próxima terça-feira dia 15 de outubro, acontecerá um encontro histórico entre Jean-Michel Cousteau, filho do legendário explorador Jacques Cousteau, e o Dr. Francisco Ritta Bernardino, pioneiro do ecoturismo no Amazonas e proprietário do Hotel Ariaú Amazon Towers.

Os dois embarcarão para um almoço no Ariau Açu, barco que foi utilizado na expedição de Jean-Michel Michel em “Retorno à Amazônia”. O percurso será realizado no Rio Negro e os jornalistas presentes terão a oportunidade de entrevistá-los e cobrir a navegação. José Truda Palazzo líder ambientalista de reconhecimento internacional que traduziu o livro “Retorno à Amazônia” para o português estará presente e disponível para tradução.

A embarcação faz um registro para comemorar a chegada da Exposição “Retorno à Amazônia” no Centro Cultural Palácio Rio Negro e o lançamento do Livro de mesmo nome. Trata-se de uma expedição que teve início com o lendário Jacques Cousteau, o Rei dos Mares, em 1982, e percorreu toda a extensão de 6.800 quilômetros da Amazônia. A mostra é uma realização da Editora Cultura Sub e da Ocean Futures Society.

Há 30 anos, Jacques Cousteau, seu filho Jean Michel Cousteau e uma equipe de mais de 50 pessoas, faziam a primeira expedição na Amazônia como nunca havia sido explorada: por terra, água e ar. Vinte e cinco anos depois, seu herdeiro revisitou a grande floresta com os seus filhos e grande parte da equipe que fez a expedição em 1982, com um novo objetivo: em 25 anos, o que mudou na floresta? Essa e outras respostas estarão ilustradas nessa magnífica exposição, onde cada detalhe será desvendado em 30 telas ilustradas com as imagens feitas pela fotógrafa Carrie Vonderhaar e um painel informativo assinado por Jean Michel Cousteau curador da exposição.

Jean Michel Cousteau é Presidente da Ocean Futures Society, navegou durante décadas ao lado do seu pai e viaja ao redor do mundo se reunindo com líderes e formadores de opinião a fim de apoiar o fortalecimento e alianças pela proteção ambiental. Produziu mais de 75 filmes, ganhou vários prêmios, entre eles: Emmy, Peabody, 7 d’Or e CableACE." . O material foi enviado pela empresa Advice Comunicação Corporativa.

Comentando: Não serei o jornalista que cobrirá o assunto, já que vamos enviar equipe. Um dos ossos do ofício da minha atual função é ter de ficar num gabinete resolvendo mais problemas administrativos do que propriamente jornalísticos. Mas passei à repórter algumas provocações. Uma delas é saber o que mudou na visão do ecologista, filho do, segundo o próprio release, "legendário" Jacques Costeau, que desvendou a Amazônia em filmagens até então nunca produzidas. Filmou, por exemplo, o mitológico boto cor-de-rosa, o leito do rio Amazonas em pleno encontro das águas, e flagrou cenas amazônicas vistas pelo mundo todo na forma de documentários com a marca da National Geografic. Muita gente tem perguntado sobre "o que mudou na Amazônia" depois dos 30 anos. Acho que importa mais a resposta à primeira pergunta. Pois quem ganhou mais dinheiro com as produções da família Costeau foi o próprio patriarca expedicionário, sua prole e sua equipe. E não a Amazônia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário