A nossa Amazônia!

A nossa Amazônia!
Foto: Arnoldo Santos/ Lago do Curuçá/ Rio Solimões/ Município do Careiro

domingo, 15 de julho de 2012

DERROTA?

Saída do boi na rua, Dia de São João 24.06.2012
Derrota? Este ano meu festival foi o mais premiado de todos...adorei o meu boi! Não olhei para o contrário, o que me foi suficiente foi ver o povo vermelho dançando e cantando no meio da rua, na saída do boi... o boizinho evoluindo para as crianças e velhos que esperavam na frente das casas, sob a luz das fogueiras... vi a multidão cantar as toadas antigas...vi o povo feliz...vi um mundo inteiro vermelho! Vi a esperança! Vi o folclore correndo na veia, sendo cantado e versado como gente grande pelas gerações mais jovens como as da Julia. Vi os mais velhos curtindo como se fossem crianças ainda, como se o Mestre Lindoldo estivesse ainda no meio do povo, com o vozeirão que todos dizem que ele tinha. Vi a simplicidade do caboclo da baixa! Ouvi a voz uníssona do coro vermelho cantar sem precisar de caixas de som. Ouvi a batucada indo atrás e a porrada do surdão. A leveza da palminha. A cadência da caixinha. As peripécias do repique. A chiada do rocá. Ouvi a voz do povo ecoando no eu coração. Derrota? Eu sou muito é vencendor! Eu sou campeão todos os anos porque jamais TRAIO...jamais trocarei o meu amor por DINHEIRO ALGUM...EU NÃO SOU TRAÍRA! EU SOU O QUE SOU! SOU CABOCLO! NÃO NASCI EM PARINTINS, MAS MINHAS RAÍZES SÃO FORTES NA ILHA! EU SOU VENCEDOR SEMPRE! E VOU COMEMORAR NO MEIO DO VELHO CURRAL! NA BAIXA DA XANDA...DEPOIS, VOU COMPRAR UM QUINHÃO DE PIRACÚI NA MERCEARIA DA ESQUINA E COMER COM FARINHA PRA SACIAR A FOME...DERROTA? MAS QUANDO JÁ?????????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário