A nossa Amazônia!

A nossa Amazônia!
Foto: Arnoldo Santos/ Lago do Curuçá/ Rio Solimões/ Município do Careiro

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Manacapuru, a 80 km de Manaus, se prepara para mais um Festival de Cirandas. A festa vai para o seu 15º ano. Mas a brincadeira na cidade já dura mais tempo. Hoje, é um dos grandes eventos que o interior do estado oferece como oportunidade de turismo e lazer fora da capital. As três agremiações se apresentam no Parque do Ingá, um grande anfiteatro com arena de apresentações construído na área central da cidade. O festival acontece no últim fim de semana de agosto. É quando as cirandas Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada se apresentam, uma em cada noite. Então, para os que gostam de cultura e lazer, fica a dica. A competição deve ser ferrenha. A Guerreiros Mura vai querer manter o título conquistado em 2011. Ano passado, a agremiação totalizou 139 pontos. Em segundo lugar ficou a Flor Matizada, com 137 pontos. Em terceiro, ficou a Tradicional que alcançou 136.7 pontos. E que vença a mais espetacular!

sábado, 21 de julho de 2012

Vagas para Idosos e Deficientes começam a ser respeitadas


Foto: Secretaria de Comunicação/ Marinho Ramos
Idosos e portadores de deficiência que se locomovem de carro estão tendo seus direitos de estacionamento preferencial garantidos em Manaus. Pelo menos é o que está acontecendo nos maiores centros de compras da cidade com o cumprimento de um termo de Cooperação Técnica entre os estabelecimentos e a Prefeitura de Manaus com a supervisão do Ministério Público.
Pelo termo, assinado em Março deste ano, cada shopping Center de Manaus destinou cerca de 5% de suas vagas nos estacionamentos a idosos e 2% a portadores de deficiência. Maiores de 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com algum tipo de síndrome, têm direito ao documento. Para assegurar a permanência na vaga, o veículo tem de estar dotado de um cartão de identificação que está sendo expedido pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito (Manaustrans).
O cadastramento, seguido da expedição do documento, começou a ser feito no mês de Março. A reserva de vagas preferenciais está prevista pelas resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional do Transito (CONTRAN), que dispõem sobre a padronização da sinalização e fiscalização das vagas para idosos e pessoas com deficiência nos estacionamentos públicos e privados. O uso das vagas sem estar neste perfil é infração leve com multa prevista de R$ 53,20 e redução de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de acarretar na remoção do veículo.
Foi para constatar o cumprimento da resolução que a fiscalização do Manaustrans percorreu, durante toda a semana passada, os shoppings centers da cidade. As operações de fiscalização resultaram em 127 motoristas multados por estarem ocupando as vagas, mas sem terem apresentado a credencial. Nos estacionamentos, fiscais de trânsito, apoiados pelos funcionários dos shoppings verificavam a presença do documento nos painéis dos carros. Alguns motoristas multados chegaram a reclamar, mas a maioria das pessoas apoiou a iniciativa. “Fiquei muito feliz ao ver os agentes de trânsito aqui no shopping. Minha mãe tem a credencial e , assim como ela, todos os idosos e pessoas com deficiência precisam ter seus direitos resguardados”, disse a pedagoga Yeda Melo.
O aperto na fiscalização dentro dos estacionamento dos shoppings fez com que aumentasse a procura pela expedição da credencial de idoso/deficiente. Segundo a assessoria de comunicação do Manaustrans, somente na quinta-feira passada (19), mais de 200 pessoas foram ao Manaustrans fazer o pedido do documento.

domingo, 15 de julho de 2012

DERROTA?

Saída do boi na rua, Dia de São João 24.06.2012
Derrota? Este ano meu festival foi o mais premiado de todos...adorei o meu boi! Não olhei para o contrário, o que me foi suficiente foi ver o povo vermelho dançando e cantando no meio da rua, na saída do boi... o boizinho evoluindo para as crianças e velhos que esperavam na frente das casas, sob a luz das fogueiras... vi a multidão cantar as toadas antigas...vi o povo feliz...vi um mundo inteiro vermelho! Vi a esperança! Vi o folclore correndo na veia, sendo cantado e versado como gente grande pelas gerações mais jovens como as da Julia. Vi os mais velhos curtindo como se fossem crianças ainda, como se o Mestre Lindoldo estivesse ainda no meio do povo, com o vozeirão que todos dizem que ele tinha. Vi a simplicidade do caboclo da baixa! Ouvi a voz uníssona do coro vermelho cantar sem precisar de caixas de som. Ouvi a batucada indo atrás e a porrada do surdão. A leveza da palminha. A cadência da caixinha. As peripécias do repique. A chiada do rocá. Ouvi a voz do povo ecoando no eu coração. Derrota? Eu sou muito é vencendor! Eu sou campeão todos os anos porque jamais TRAIO...jamais trocarei o meu amor por DINHEIRO ALGUM...EU NÃO SOU TRAÍRA! EU SOU O QUE SOU! SOU CABOCLO! NÃO NASCI EM PARINTINS, MAS MINHAS RAÍZES SÃO FORTES NA ILHA! EU SOU VENCEDOR SEMPRE! E VOU COMEMORAR NO MEIO DO VELHO CURRAL! NA BAIXA DA XANDA...DEPOIS, VOU COMPRAR UM QUINHÃO DE PIRACÚI NA MERCEARIA DA ESQUINA E COMER COM FARINHA PRA SACIAR A FOME...DERROTA? MAS QUANDO JÁ?????????????