A nossa Amazônia!

A nossa Amazônia!
Foto: Arnoldo Santos/ Lago do Curuçá/ Rio Solimões/ Município do Careiro

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Manaus amanhece com novo prefeito. Amazonino viaja e juiz de direito assume

Juiz Lafayette Vieira
A Prefeitura de Manaus está, desde a manhã desta segunda-feira (9), sob o comando do juiz de Direito, Lafayette Carneiro Vieira Júnior. O prefeito Amazonino Mendes está viajando, o presidente da Câmara Municipal, vereador Isaac Tayah, alegou impedimento para assumir, assim como os subseqüentes vices da casa. Manaus já tem vice prefeito desde que o eleito, Carlos Souza, foi eleito deputado federal e saiu do cargo. Pela atual lei orgânica do município, o próximo da lista seria o juiz de primeira instância mais antigo na ativa. Lafayette tem 50 anos e é o titular da 15ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho.

Já como prefeito interino, ele começou a trabalhar na sede da prefeitura às 8h50 (hora local) e despachou orientado pelo pessoal do gabinete civil, órgão ligado diretamente ao gabinete do prefeito. Assinou 56 decretos, a maioria de “atos de aposentadoria de servidores e de enquadramento de servidores cujos processos já estavam em tramitação no Gabinete Civil e a prorrogação da licença do secretário municipal do Gabinete Civil, João Braga Júnior, em viagem para São Paulo”, como informou a nota distribuída pela secretaria municipal de comunicação.

No final da manhã, falou aos jornalistas que não pretendia assinar atos de exoneração ou nomeação e nem outros atos que sejam de grande influência na administração atual. “Assim com eu não gosto, quando eu viajo, que algum colega juiz dê algum despacho em meus processos que mecha de certa forma aquilo que já está encaminhado no rito do processo, eu também não vou mexer na agenda do prefeito, nem nas coisas que ele está fazendo”, disse o prefeito interino.

Mesmo não querendo influir nos planos da gestão atual, o prefeito juiz decidiu fazer uma visita a várias secretarias municipais nesta terça-feira. Não se sabe quantas vai conseguir visitar, pois o titular do cargo já chega nesta terça-feira. Segundo informou a secretaria de comunicação, o prefeito Amazonino Mendes deve voltar a Manaus em vôo que chega ao meio dia. O retorno do cargo às mãos do titular é automático. Caso não haja mudança no que foi previsto, Lafayette vai ter ficado no cargo apenas por pouco mais do que 24 horas, mas foi o suficiente para se sentir “envaidecido”, segundo ele próprio.

O prefeito interino disse também que não irá às ruas “como fizeram outros que assumiram o cargo outras vezes”. E completou: “Enquanto eu estiver aqui, eu vou receber quem tiver de receber assim como eu recebo no fórum.Agora não vou fazer uma agenda política porque eu não sou político”. Esta é a quarta vez que o prefeito viaja desde que assumiu o mandato, em janeiro de 2009. Mas sempre quem assumiu foram os parlamentares da Câmara Municipal. Dessa vez, eles alegaram que poderiam ter problemas com a lei eleitoral e se tornar inelegíveis.