A nossa Amazônia!

A nossa Amazônia!
Foto: Arnoldo Santos/ Lago do Curuçá/ Rio Solimões/ Município do Careiro

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Para não esquecermos. A versão oficial da "coisa"...

A gente não costuma guardar na memória as peças do quebra-cabeças que é a administração pública, ou aquela que trata dos serviços ao público. Daí que registro, aqui, a versão oficial do apagão que Manaus sofreu no dia 6 de Janeiro. Pra não esquecermos de que sempre, uma pauta tem várias histórias a serem contadas. Eu usei control C/ Control V.

Taí!



NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Eletrobras Amazonas Energia vem esclarecer que o desligamento ocorrido na última sexta-feira (6) que atingiu todo o sistema elétrico da cidade de Manaus e dos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo (que estão interligados ao mesmo sistema) foi ocasionado por intensas descargas atmosféricas que atingiram as linhas do sistema de 69 kV e de 230 kV (alta tensão) da rede de transmissão, nas regiões Centro-Oeste e Centro-Sul da capital.

Em apenas quatro minutos ocorreram descargas atmosférica em pelo menos seis linhas de transmissão que foram desligadas para a proteção das instalações dos consumidores e de Geração da empresa.

O início do desligamento foi registrado às 18h44 (horário de Manaus) e teve retorno a partir da 20h33, sendo que o sistema foi totalmente restabelecido em sua normalidade às 21h59.

Em função do problema, a Eletrobras Amazonas Energia destaca que está desenvolvendo um projeto que tem como objetivo ampliar a segurança do sistema de proteção da linha de transmissão, de forma a evitar novas ocorrências, além de assegurar mais confiabilidade ao sistema elétrico de Manaus.

Neste sentido, foi instalado, nesta data, um grupo de trabalho com a participação de técnicos da Eletrobras Amazonas Energia, Eletronorte e CEPEL (Centro de Pesquisa de Energia Elétrica) da Eletrobras, para que, dentro de 20 dias possam ser definidas ações a serem implantadas no Sistema Energético de Manaus.

A Eletrobras Amazonas Energia continua trabalhando para aumentar a qualidade e garantir a confiabilidade do serviço de fornecimento de energia elétrica de todo o Estado do Amazonas.  

A Direção.